Covid-19: Brasil recebe mais 300 mil doses de vacina da Janssen

Avião com os imunizantes chegou ao país na manhã desta quinta-feira (24)

Fonte: CNN

Caixas com vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra Covid-19

O Brasil recebeu na manhã desta quinta-feira (24) mais 300 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen. O avião com os imunizantes chegou ao país às 7h06 desta quinta. 

Após atraso, o Brasil recebeu nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen. Inicialmente, a previsão era de receber 3 milhões de doses na semana passada.

A vacina da Janssen, ao contrário das outras já em uso no país, é aplicada em dose única. Nesta terça-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia falado sobre a possibilidade de antecipação das doses para esta semana

No dia 14, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação da validade da vacina, que passa a ser de quatro meses e meio. As doses do primeiro lote vencem no dia 8 de agosto. 

A autorização dada pela Anvisa acompanha a decisão da autoridade sanitária dos Estados Unidos, que ampliou o tempo de uso das doses de 12 para 18 semanas.

O contrato do Ministério da Saúde com a Janssen prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao Brasil até o final de 2021. A vacina já foi autorizada em 44 países e faz parte da lista de 7 imunizantes aprovados para uso pela OMS.

Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen no dia 31 de março, após a análise dos estudos apresentados e conclusão de que a vacina protege contra a forma grave da doença e é eficaz para prevenção da Covid-19 em pacientes adultos.